Kico
Francisco Sá Godinho
Ilustrador - Animador - Roteirista
Kico@kico.com.br


2007:
Livros de educação infantil e entretenimento "O Jardim de D. Julinha", uma metáfora sobre a educação, e "O Homenzinho Verde", sobre o trânsito e seus sinais. Projetos de séries de desenho animado em andamento junto a TV Cultura de SP. Filmes institucionais e de treinamento para Petrobras, Natura, Cemig, entre outros.

2003/2006: Serviço de fidelização de clientes através de cartões virtuais ( www.postalcom.com.br ) para clientes como Pão de Açúcar, UOL, Siciliano, Consumidor Moderno, B2B Magazine, entre outros. Prêmio 'Estratégias Vencedoras de Relacionamento'. Curta metragens e comerciais para Petrobras, Natura, Schincariol, Animamundi, chicletes Ping-Pong, Coristina D, entre outros. Jogos, animações, educativos e ilustrações para Escola do Futuro-USP, Fundação Oswaldo Cruz, TV Cultura, Educação Continuada/Secretaria da Educação-SP, Sabesp, Fundação Hope, LG, Sodex-Ho, Fundação Hanseníase, Odebrecht, Editora Paulinas, Campos do Jordão, Telefonica, etc.

2001/2002: Animações, projetos e ilustrações para comerciais de TV e Internet (Uol, Telemar, BrTurbo, Schincariol, Unibanco, Alphaville, Klabin, entre outros).

99/2000: Comerciais variados para TV. Tiras mensais de Humor para o Grupo Pão de Açúcar. Desenvolvimento de Sites e animações em Flash para a internet.

97/98: Adota a captação e edição digital de imagens ao vivo.

95/96: Comerciais variados, aprimorando a mistura da animação tradicional com ambientes gerados em computador e trucagens com imagens ao vivo.

94: Animação dos créditos de abertura do filme longa metragem
"O Menino Maluquinho", de Ziraldo. Animações nos especiais de natal da Xuxa, rede Globo. Desenvolvimento de CD-Rom interativo com personagens de Maurício de Souza.

90/93: Desenvolvimento de animações 3D, em computação gráfica.
Filmes para campanhas políticas - senadores e governadores - de 4 estados brasileiros.
Projeto de ensino de animação a crianças via computador, ministrado em projetos especiais no Sesc.
Projeto multimídia interativo desenvolvido para o Unibanco 30 Horas.

89: roteirização e realização de curta metragem baseado em texto de Ziraldo para a CORDE, numa campanha nacional em prol do deficiente físico (6 min).
Começa a finalizar as animações em computador.

86/88: Como estúdio contratado, desenvolve, do roteiro à finalização, 37 curtas metragens ( 2 a 8 minutos ) para os Estúdios Maurício de Souza.

85: Co-direção e animação no piloto da série "Os Menudos", 10 minutos.
Realização de curta metragem para treinamento industrial, "O Lenhador", 7 minutos.
Comerciais diversos para televisão.

80/84: Participação em 3 curta metragens e 3 longa metragens nos Estúdios Maurício de Souza (Criação: roteiros, story-boards, layouts de cenas, desenvolvimento de personagens e animação ).
Cartuns animados do Henfil para a TV Globo.

74/79: Animador free-lancer em diversos estúdios de animação de São Paulo.
Comerciais variados e curta-metragem de natal para o desenhista Maurício de Souza. Ilustrador em jornais e revistas (Veja, Visão, Playboy e outras).

72/73: Animação, criação de personagens, roteiros e story-boards para comerciais e para o programa de TV "Vila Sézamo", da TV Cultura e TV Globo.

1970: Traço, Pintura e auxiliar de animação nos estúdios da Lynx Film, São Paulo.
Animador desde 1972.